SOBRE
O Laboratório de Evolução de Organismo Meiofaunais surgiu com o intuito de fomentar pesquisas zoológicas de grupos zoológicos muito pouco estudados no Brasil e no mundo, i.e. organismos meiofaunais de água doce e marinha. Para isso, o laboratório conta com pesquisadores e alunos com as mais diferentes expertises (sistemática filogenética, filogenia molecular, ecologia, biologia molecular) para entender os mais diferentes aspectos evolutivos e biogeográficos dos organismos meiofaunais dulcícolas e marinhos.
Linhas de pesquisa

Sistemática, Filogenia e biogeografia de Gastrotricha de água doce, limnoterrestre e marinho
O filo Gastrotricha é composto por pequenos microinvertebrados aquáticos acelomados de vida livre encontrados encontrados no ambiente intersticial marinho e de água doce (neste ambiente também são encontrados no perifíton e entre raízes de plantas aquáticas) e raramente limnoterrestres. Estes animais movem-se ativamente por meio de batimentos de cílios locomotores arranjados em duas colunas ventrais paralelas desde a cabeça até a porção final do corpo, de onde se origina seu nome (gr. gaster “ventre”, trichos “pelos) Apesar de pouco estudos no Brasil, já foram descritas e identificadas mais de 90 espécies no Brasil.


Sistemática, Filogenia e biogeografia de Tardigrada limnoterrestre
Grupo de organismos distribuídos mundialmente e comumente encontrados em habitats terrestres e no mesobentos de ambientes aquáticos, de zonas tropicais a desertos áridos polares, de topos de montanhas a profundidades abissais nos oceanos, sendo encontrados em musgos e liquens (limno-terrestres), em sedimentos dulcícolas ou marinhos. São conhecidos como “ursos d´água” e pela capacidade de suportar condições ambientais extremas por meio de estratégias de dormência quando as condições ambientais são desfavoráveis, como baixas temperaturas, dessecação, baixa concentração de oxigênio e variações de salinidade. No Brasil, foram realizados vários estudos com os tardígrados no período de 1930 a 1950 e somente recentemente este táxon voltou a ser estudo por pesquisadores brasileiros.


Sistemática e Filogenia de Kinorhyncha

Sistemática e Filogenia de Loricifera

Sistemática e Filogenia de Polychaeta meiofaunal de água doce
Universidade Estadual de Campinas – Unicamp
Cidade Universitária Zeferino Vaz, Instituto de Biologia
Rua Monteiro Lobato, 255, CEP: 13083-862, CP: 6109
Campinas – SP – Brasil
Telefone: (19) 35216336


Copyright 2022. Designed by Sepia Studio.