EQUIPE

PROF. ANDRÉ R. S. GARRAFFONI
Coordenador
Graduado em Ciências Biológicas pela USP (1998), mestrado (2002) e doutorado (2006) emZoologia pela UFPR (2002), e pós doutorado em Zoologia pela UNICAMP (2007). Foi Professor Adjunto IV na UFVJM (2008-2014). Atualmente é Professor Doutor MS-5 do Departamento de Biologia Animal do Instituto de Biologia da UNICAMP. Tem interesse na área de sistemática e filogenia morfológica emolecular de organismosmeiofaunaismarinhos e de água doce.
Pós-docs

Baharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco (UPE) em 2005, Mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2010, e Doutora em Biologia pela Universidade do Porto – Portugal (U. Porto) em 2018. Após o doutorado passei a fazer parte do Laboratório de Evolução de Organismos Meiofaunais (LEOM), especificamente com taxonomia e sistemática de tardígrados marinhos. Atualmente, sou Pesquisadora Voluntária no LEOM – UNICAMP e Apoio Técnico (Bolsista – SET-F) ICMBio/CNPq atuando na avaliação de espécie ameaçadas (SALVE – ICMBio). Também atuo como Coordenadora e Autora do Filo Tardigrada no Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil – CTFB.

Sou zoólogo com foco em sistemática e taxonomia de micrometazoários negligenciados. Desde 2017, eu integro o Laboratório de Evolução de Organismos Meiofaunais onde desenvolvo pesquisa sobre o filo Gastrotricha. Sou licenciado em Ciências Biológicas (2019) e tenho mestrado em Biologia Animal, com ênfase em Biodiversidade (2021), ambos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Estou concluindo o doutorado em Ecologia pela mesma instituição, onde desenvolvo pesquisa para entender a história evolutiva de linhagens dulcícolas de gastrotríquios neotropicais, conciliando dados morfológicos e genéticos. Atualmente, atuo como professor de Biologia no Cursinho Popular PROCEU Conhecimento.
Doutorandos

Sou bióloga e mestra em Biologia Animal pela UNICAMP. Comecei a estudar tardígrados já durante minha graduação, quando realizei Iniciação Científica no LEOM, e continuo trabalhando com esses pequenos animais em meu Doutorado. Sou apaixonada pela diversidade de formas de vida que nosso planeta abriga, e vejo a Taxonomia e a Sistemática Filogenética como formas de desvendar e compreender essa diversidade. Adoro atuar em campo, em meio à natureza, e também no laboratório, onde o microscópio nos revela “micromundos” incríveis.

Mestra em Biologia Animal com ênfase em biodiversidade pela Unicamp. Realizando Doutorado em Biologia Animal na mesma universidade. Experiência com taxonomia e sistemática do grupo Gastrotricha. Meu foco de pesquisa envolve Filogeografia e Ecologia Molecular de Gastrotricha, buscando explorar perguntas quanto à distribuição, adaptação e colonização de novos ambientes por parte desse grupo.

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2016) e Mestre em Biologia Animal pela mesma instituição (2019). Durante o mestrado, integrei o Laboratório de Evolução de Organismos Meiofaunais (LEOM), dedicando-me à taxonomia e sistemática de espécies pseudo-crípticas de Gastrotricha, com enfoque em análises morfológicas e morfométricas. Atualmente, atuo como professor de Biologia no Ensino Médio e em cursos pré-vestibulares, conciliando a prática docente com a preparação para ingressar no Doutorado em Ecologia pela UNICAMP. Meu projeto de pesquisa pretende investigar padrões biogeográficos e filogeográficos de tardigrados, com ênfase em espécies antárticas, buscando compreender sua história evolutiva e distribuição. Embora o foco inicial seja a Antártica, tenho interesse em expandir os estudos para outras regiões biogeográficas, contribuindo para o entendimento da diversidade e adaptação desses organismos em diferentes escalas espaciais e ecológicas.

Sou bacharel e licenciado em ciências biológicas pela UNICAMP, com o título de Mestre em Biologia Animal pela mesma instituição. Também realizei estágio de pesquisa no exterior na Harvard University. Atualmente sou aluno de doutorado em Biologia Animal pelo PPG do IB-UNICAMP, onde conduzo pesquisas com os Pycnogonida, um grupo de macrozoobentos popularmente conhecidos como “aranhas-do-mar”. Meu projeto de pesquisa se concentra em entender a diversidade destes curiosos artrópodes no Atlântico Ocidental, integrando os seguintes tópicos: taxonomia, anatomia comparada, morfologia funcional, homologia, convergências, filogenômica e macroevolução.
Mestrandos

Sou biólogo e mestrando em Biologia Animal pela UNICAMP. Comecei a estudar tardígrados marinhos em 2021, durante minha iniciação científica desenvolvi projetos de taxonomia com esses pequenos animais. No mestrado continuo trabalhando com taxonomia, mas agora com tardígrados liminoterrestres de regiões pouco amostradas. Além disso, sou um dos responsáveis pelo instagram do LEOM, já que gosto muito de divulgação científica e principalmente falar sobre tardígrados.

Sou licenciado em ciências biológicas, tenho como a educação a minha maior fonte de alegria. Quando, em 2022, entrei no LEOM comecei a trabalhar com tardígrados e gastrotricha, auxiliando em algumas pesquisas no laboratório. Atualmente sou Mestrando pelo PROFBIO UNICAMP e leciono como professor na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Tenho um trabalho que é realizado com os alunos chamado P.U.N.E (Projeto Urso Na Escola), esse projeto tem como objetivo identificar gêneros de tardígrados em ambientes escolares. Sou apaixonado pela biologia e gosto muito de transmiti-la para as pessoas, seja por extensões, palestras, ministração de aulas, ou até mesmo na arte, vídeos educativos, desenhos, quadros, fotografia, etc.
ICs

Ingressei no curso de ciências biológicas (UNICAMP) em 2023, e desde 2024 faço parte do laboratório. Tenho grande interesse pela taxonomia e ecologia de diversos grupos, em que os Tardigrada são um deles. Meu projeto de iniciação científica consiste no uso da taxonomia integrativa na redescrição das espécies de tardígrados descritos por Rosina de Barros entre os anos de 1930 a 1950 em campos de jordão. Dentre as espécies a serem descritas, confesso ter um carinho especial pelas da família dos Echiniscidae.
LEOM AO LONGO DOS ANOS



EX-ALUNOS

Sou professora titular na Universidade Paulista e atuo como pesquisadora colaboradora na Universidade Estadual de Campinas. Conclui o doutorado em Biologia Animal pelo programa de pós-graduação da UNICAMP em 2023, na área de sistemática e filogenética de gastrótricos marinhos. Obtive o título de mestrado em 2017 pelo programa de pós-graduação em Biologia Animal da UNICAMP, na área de espermiotaxonomia de bivalves marinhos. Possuo graduação (Licenciatura) em Ciências Biológicas pela UNICAMP (2014) e em Pedagogia (2017). Tenho experiência na área de morfologia e ultraestrutura de invertebrados marinhos, com técnicas de microscopia eletrônica de transmissão e varredura.

Minha pesquisa, tanto na Iniciação Científica quanto no mestrado, foi focada na redescrição de espécies do gênero Aeolosoma, anelídeos microscópicos de água doce, extremamente abundantes, mas ainda assim pouco conhecidos. Trabalhei tanto com material coletado quanto com material preservado, este último pertencente ao casal Marcus, pioneiros no estudo desses diminutos animais. O material foi encontrado sem depósito no MZUSP e, a fim de disponibilizá-lo formalmente à comunidade científica, estamos redescrevendo e depositando os espécimes do casal. Para isso, também empregamos diversas técnicas taxonômicas modernas visando uma melhor compreensão de cada espécie, como a microscopia de luz com contraste de interferência diferencial, microscopia eletrônica de varredura e sequenciamento genético.

Sou ecólogo com foco na dinâmica evolutiva em escalas de tempo profundas e nas formas como as interações entre espécies e o clima moldam os padrões de biodiversidade. Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e estou concluindo o mestrado em Ecologia na mesma instituição. Durante a graduação, estudei o impacto de vieses taxonômicos e geográficos na compreensão dos padrões de distribuição de tardígrados neotropicais. Atualmente, investigo o papel dos humanos na perda da diversidade de mamíferos durante o Quaternário tardio. Tenho interesse em macroevolução, macroecologia, paleoecologia e interações ecológicas.
Universidade Estadual de Campinas – Unicamp
Cidade Universitária Zeferino Vaz, Instituto de Biologia
Rua Monteiro Lobato, 255, CEP: 13083-862, CP: 6109
Campinas – SP – Brasil
Telefone: (19) 35216336


Copyright 2022. Designed by Sepia Studio.